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sábado, 6 de junho de 2009

Transporte alternativo

O FUTURO VIRA DE BIKE.

Esta ilustraçao é parte de um projeto p/ a intervenção artistica na cidade, faziam parte deste projeto outros coletivos em arte. segue artigo Ciclovia para a cidade.






texto: Paulo Zeminian

O cenário cultual alternativo de são Paulo nos últimos tempos vem recebendo novos ânimos por uma série de ações artística, realizado por uma geração de artistas dispostos a colocar seus trabalhos nas praças públicas nas ruas ou onde quer que a vida seja mais fluente.

Propostas como estas implicam não apenas em um desvio aos espaços tradicionais da arte, uma alternativa ao circuito oficial: museus, galerias, curadores etc, mas antes de tudo a possibilidade de se pensar a própria cidade como local expositivo, local de diálogo onde se dá a ação artistica.

Nas Ruas e avenidas os automóveis marcam o ritmo acelerado da cidade. O vai e vens constante de carros, motos, e coletivos deixam rastros de fumaça e um barulho ensurdecedor.
A Cidade impõe seus ritmo esquizofrênico visível dos meios de locomoção aos fast foods. A impressão é que “estamos acelerados”.
O fato é que nem sempre questionamos tamanha pressa e loucura..

Estamos acelerados!!!........para onde ?

Pobres pedestres.
A cidade inibe as pessoas a caminhar, servir-se de seus proprios pés.
Em São Paulo não há espaço para o pedestre, o carro modelou o espaço das grandes avenidas, o carro ditou seu modelo de cidade, são tão centrais á organização desta sociedade que vivemos uma especie de ditadura do automóvel.
A publicidade e o desenho urbanístico de nossa cidade, tudo afirma que o carro é conveniente de modo que ninguém veja nada de errado com o número sempre crescente de veículos.
Assim sendo, nossa proposta nasce com a intensão de desacelerar...

Nossa respostas para o transporte é a criação de uma “Ciclovia para a cidade”, pintar no chão espaços para o andar das bicicletas.
Próximo à um manifesto à uma reinvidicação de espaço, o trabalho conta com a colaboração de grupos de ciclistas e todos aqueles que se sintam desrespeitados enquanto ciclistas. A pintura da ciclovia tem como ponto de partida a Av. Matarazzo, para em seguida se estender para outras avenidas do entorno até esboçar rotas e percurso para toda a cidade. O que propõe-se é colocar em prática uma opção de transporte alternativo, a opção de uma cidade em uma escala mais humana, e que não seja superdependente do transporte motorizado.

" Mude, mas comece devagar pois a direção é mais importante que a velocidade"
Clariesse Lispector

obs: texto escrito em 2004


http://inconsciente.tk.vilabol.uol.com.br/projeto-muro.html


Horas initinere :


Esta ilustração (Corrida para o Sucesso) foi pensada como um jogo onde a proposta por tras era denunciar as horas initinere. isto é; o penoso trajeto [casa-emprego-emprego-casa] que geralmente o trabalhador faz sem contudo receber nenhuma recompensa por esta dura jornada.
A ideia aqui foi encarar o trajeto de um operário sobre um tabulerio de jogo. tipo (corrida por dados) dependendo da "casa" que cair ao lançar os dados este avança, retrocede ou então fica parado. Uma analogia com os problemas da nossa cidade motivam o jogo. Este trabalho pretende uma versão na forma de tabuleiro p/ ser jogado.

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